11 fotos que os pais não devem publicar nas redes sociais!

 

Oi, meninas!

 

Nos dias atuais, as redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas e nas de nossos filhos. Muitas vezes nós comprometemos a segurança deles e a nossa ao publicar fotos de maneira ingênua, sem saber ao certo os problemas que isso pode causar!

 

 

redessociais

 

 

Os sites Delas e o M de Mulher publicaram recentemente sobre que tipos de imagens devemos ter cuidado em postar  na rede e achei pertinente compartilhar essas informações com vocês!

 

“O rosto todo lambuzado pela primeira papinha, a folia na hora do banho ou o tablet novinho em folha da criança. São tantas as situações engraçadas ou fofas que os pais compartilham nas redes sociais que fica difícil passar um dia sem topar com essas fotos. Mas internet não combina com ingenuidade. Quem quer compartilhar imagens na rede precisa entender que este é um ato permanente e cheio de riscos”.

 

Sequestro, pedofilia, buylling e roubo estão entre os riscos aos quais as famílias se expõem ao publicar imagens inadequadas na internet. Confesso que depois de saber disso, apaguei algumas fotos das minhas redes sociais… Afinal, todo cuidado é pouco quando se trata da segurança dos nossos pequenos, não é mesmo?

 

 

no-photos

 

 

Vamos à lista!

 

1) Foto com registro de localização
Antes de baterem uma foto de seus pequenos, desativem o geolocalizador do celular ou da câmera fotográfica. Ninguém precisa saber quais são os locais que a criança frequenta. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas dicas para assustarem vocês quando seus filhos não estiverem em casa. Sabem aqueles trotes que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver ligando tiver informações precisas da vida de seus filhos.

 

 

seg7

 

 

2) Foto da criança nua e tomando banho
Posso publicar uma foto do meu filho tomando banho? As partes íntimas do pequeno estão aparecendo? Antes de compartilharem algo assim, pensem três vezes para não se arrependerem depois. Infelizmente, há o risco de pedofilia. Há muitas pessoas mal-intencionadas na internet que ficam procurando imagens de crianças peladas para compartilhar em sites de conteúdo impróprio.

seg8

 

 

3) Foto da criança com uniforme da escola
Evite que estranhos identifiquem a rotina do seu filho, que saibam qual é o nome do colégio que ele estuda e os cursos extras que ele frequenta. Essas informações podem ser usadas em planejamento de sequestro.

seg6

 

 

4) Foto da criança em alta-qualidade
A partir do momento em que uma foto cai na rede, perde-se totalmente o controle sobre ela. Fotos em alta resolução, por exemplo, podem ser editadas e usadas com mais facilidade e podem ser utilizadas com muitos propósitos, incluindo propagandas não autorizadas.

seg5

 

 

5) Foto da criança com outros amiguinhos
Jamais publique a foto de outra criança sem a autorização dos pais. A internet é uma rede mundial, por isso, todo cuidado é pouco! Os pais dos amiguinhos podem não gostar e não querer a tal exposição. Fiquem atentas!

seg4

 

 

6) Foto da criança no ambiente de trabalho dos pais
Com a divulgação desse tipo de imagem, os usuários, além de saberem quais são os locais que o filho frequenta, saberão também onde os pais trabalham. Todos ficam vulneráveis! Mais uma vez: não divulguem informações da sua vida pessoal. É muito perigoso!

seg3

 

 

7) Fotos que vão fazer a criança sentir vergonha no futuro
“Algumas fotos podem ser bonitinhas, mas, no futuro, podem constranger seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de bullying”, aconselha Marcos Ferreira, especialista em segurança da informação da TrustSign, empresa focada em soluções de segurança na internet.

seg2

 

 

8) Fotos da criança perto de objetos de valor
Evitem postar fotos que possam chamar atenção para os bens materiais da família. Ninguém precisa, por exemplo, saber que seu filho ganhou um IPad de presente.

seg9

 

 

9) Fotos publicadas em álbum aberto para todos
É ingenuidade acreditar que existe segurança apenas porque o seu perfil só pode ser visualizado por amigos e amigos dos amigos. Quem são os amigos dos seus amigos? Vocês os conhecem? Todo cuidado é pouco.

seg1

 

 

10) Pistas da casa da criança:
Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes!

seg10

 

 

11) Fotos engraçadinhas
Muito cuidado para uma foto fofa do seu filho não se tornar o próximo meme ou gif da moda. Eles viralizam com muita facilidade!

seg11

 

 

Fontes: Delas / M de Mulher

Créditos de Imagens: Getty Images / Google

 

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Entre para nossa lista e receba nossos conteúdos por e-mail :)

Ao se cadastrar você concorda com os termos da nossa Política de Privacidade.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

762,608FãsLike
120,924SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

61 COMENTÁRIOS

  1. Gostei,do seu conselho,sou contra publicar foto na internete,mas cada um faz o que acha,bom com os seus filhos,me refiro a questão de foto.Eu não gosto que coloquem foto de meus filhos na internete,a prossíma vez, que alguém por, tais fotos vou pra justiça

  2. Quero parabenizá-los por essas dicas,são muito importantes para todas as mães e pra mim que trabalho em uma instituição Municipal e estou em contato direto com mães e esses pequenos, sei que as mães não tomam esse cuidado, pensam que nunca irá acontecer nada com seus filhos e postam fotos sem nenhum critério, compartilhei e em seguida várias pessoas também o fizeram até mesmo uma outra instituição, já estarei passando o que vi para todos que estiverem ao meu redor!! Tenham todos um ótimo final de semana!

  3. Esses dias meus pais e a bisa do meu filho estavam dando banho nele, achei tão engraçado o episódio e o mutirão de gente que não aguentei, tirei foto do banho e postei no face, mas as partes íntimas dele tampei, gostaria de saber se mesmo tampando as partes é a mesma coisa de estar mostrando ou ameniza o olhar malicioso?

    • Muito importante o alerta, cada um pegue aquilo que achou coerente, para mim houve muita ajuda em coisas que passavam sem perceber, legal…Obrigada!

  4. Criei um grupo secreto e privado no facebook para partilhar com a familia e amigos de maior confiança as fotos da minha filha… Penso que será uma boa opção ou existe a hipótese de fuga?

  5. Otimas dicas!!!
    Nas minhas redes sociais quase nao tem fotos da minha filha! Acho desnessario expor umas crianca assim desse geito se ela nem sabe o que esta acontecendo! Tem gente que faz ate albuns, acho o cumulo!! Bjo :)

  6. Adorei as dicas. Alguns dos erros eu cometo, confesso. Cuido DEMAIS com fotos que exponham minha filha ao ridículo e jamais posto fotos dela nua. No Instagram as fotos já ficam em má resolução. No celular eu não deixo nenhuma que tirei com o celular… escolho algumas e copio pro celular na pior resolução possível. Tipo: 320 x 280. Dá pra ver legal no celular, mas é difícil trabalhar em photoshop.

  7. Ai eu vou e brigo com a minha sogra pq ela coloca fotos dos meus filhos sem permissão, sendo q eu tomo o maior cuidado e não coloco nem minha, quanto mais dos meus filhos, e ela vai chorar e se fazer de vitima p meu marido banana q eu sou muito ruim p/ ela, mas qual parte desses anos todos pedindo p não postar fotos ela não entendeu ainda?

  8. Não sou mãe ainda,mas li o post por curiosidade e eu acho certissimo o que você disse. É super bom saber como proteger os pequenos sem que exagerar muito claro

  9. Muito obrigada pelas dicas! Muitas vezes o nosso amor é tão grande que esquecemos dos perigos que corremos ao expor nossos filhos nas rede sociais.As dicas são bem pertinentes.

  10. Em meados de 2013 uma grande amiga passou um apuro com uma foto do filho. Estava vinculada em uma página que nenhuma mae apreciaria. Foi uma confusão enorme. Eu já não publicava muitas fotos da minha filha do FB, mas desde entao, percebi os riscos e me liguei. Na época, fechei meu blog. Esse sim continha todos os registros importantes com fotos. Hoje tenho um novo blog e a mesma internet que mostrou-me os riscos da exposição de crianças, foi quem me ajudou a preservar-me dentro daquilo que considero natural. Não se trata de superproteção. Longe disso. É saber lidar com informação e imagens pessoais. Eu moro num país (dito como) seguro, mas o problema é que, como diz o texto, internet não combina com ingenuidade! Parabéns pelo tema!

  11. Olá! Grata pelas dicas. Estou amando as postagens. Geralmente gosto de compartilhar, porém tenho encontrado dificuldades para compartilhar também no Google plus, visto que vocês só oferecem opção de compartilhar através o Twiter e face book. Seria ótimo acrescentarem o G+.

    Abração.

  12. Parabéns pelo artigo. Pode contar que passarei aos amigos e, estes aos seus e, assim formaremos uma corrente para prevenir esses acontecimentos. OBRIGADA.

  13. E cada vez as pessoas ficam mais cercadas em seus muros, e oq mtos não percebem é que quanto mais escondermos certas coisas, mais atiçaremos a mente desses maníacos… algumas dicas são sim importantes, outras pra mim, não fazem nenhum sentido!

  14. Gostei muito dessa publicação de vcs sobre as fotos.Vou ter mais cuidado agora.Vcs estão de parabéns,sempre postando coisas úteis e importantes.

  15. Acho um pouco exagerado, acho que ao invés de seguir as “dicas”, seria mais fácil criar os filhos dentro de uma “bolha”, onde estes não tenham contato com o mundo! Uma coisa é ter cuidado, outra é “superproteger”, tomem cuidado para não cair nessas paranoias e acabarem por virar pais de mente fechada, proibicionistas e ditadores… Fiquem atentos, pois excesso de proteção pode fazer mal aos filhos no momento em que fará deles eternamente dependentes dos pais!

    • Oi Danielle! Concordo que o “superproteger” não é saudável. Mas, o que custa evitarmos de colocar, por exemplo, nossos filhos com o uniforme da escola nas redes sociais? Para mim, isto é apenas “proteger”, mas cada um pensa de uma forma! Obrigada por dar sua opinião! Bjss

    • Então se eu não posto foto dos filhos, sou superprotetora? Me poupe, tem mãe que passa mais tempo postando fotos dos filhos do que cuidando dos mesmos. Voltem ao velho álbum de fotografias, tenho certeza que meus filhos não serão eternamente dependentes de mim por isso.

    • Oi Bárbara! Que bom que gostou! Essas dicas são realmente importantes, às vezes postamos fotos na ingenuidade que podem trazer problemas para nossa família, né? Mil Bjss

  16. Ótimo post! A maioria das pessoas não pensa nisto.
    Uma coisa que aprendi e que a criança não deve sair na rua com camisetas, ou seu nome visível na mochila. Fica mais fácil de se aproximar da criança se o estranho sabe seu nome.
    Bj, Martha

  17. Nossa,sabe q eu nunca tinha pensado assim nesses detalhes! Agente axa q nunca vi acontecer com agente,to cuidado é pouco em se tratando dos nossos tesouros.bj

  18. Adorei as dicas, todo cuidado com os nossos pequenos é pouco né? Eu gostaria de um post sobre queda de cabelo pós parto Rê.. Obrigada, beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Principais erros que as mães cometem na alimentação dos filhos, achando que estão acertando

    Olá, mamães! Tudo bem? Ninguém discute que toda mãe quer o melhor para seu filho! Tudo o que fazemos é sempre...

A grande responsabilidade dos pais como seres humanos

Hoje vamos falar da grande responsabilidade dos pais como seres humanos e como devemos sempre melhorar e aprimorar as...

As 10 coisas que não se dizem a uma mãe que fica em casa!

  Oi, meninas!   No post de hoje, vou falar sobre algumas coisas que NÃO se deve dizer a uma mãe que...

11 características em comum dos pais de pessoas bem sucedidas, segundo a ciência

  Oi, moms! Tudo bem? Recentemente eu encontrei um texto muito interessante no Techinsider, explicando que, segundo a ciência, existem 10 características...