Tungado do pplware

O scam é um esquema fraudulento armado intencionalmente para enganar uma pessoa ou grupo de pessoas com objetivo de extorsão financeira.

Normalmente é enviado na forma de uma mensagem eletrónica que possui muitas variantes, mas com algumas características comuns.

Um exemplo: A pessoa recebe uma carta urgente, com proposta de negócios, com total garantia de confiança, vinda de alguém num país longínquo, onde é extremamente difícil autenticar o remetente. O emissor é beneficiário de contratos, herança ou outros e necessita de um parceiro estrangeiro para ajudá-lo a lavar uma grande soma em dinheiro.

O emissor alega que o governo o proíbe de abrir contas no exterior e pede à vítima que deposite a quantia na sua conta pessoal. Pela ajuda a vítima receberá uma percentagem da quantia depositada. Para completar a transação ele pede que a pessoas “vítima” forneça o nome do seu banco, endereço, telefone, fax, nome do beneficiário e, é claro, o número da sua conta no banco.

Para finalizar, o emissor promete enviar a sua parte em alguns dias úteis.

Obviamente nunca acontecerá e o dinheiro que a vítima depositou para desbloquear uma verba bem maior, que garantiria uma soma de lucro aliciante, perdeu-se e nunca mais o “pagador” irá reaver o montante.

 
qrCode