Como Instalar Certificado Digital no Mac

Passo a passo de instalação no MacOS da Apple

 

Muitos amigos tem saído do Windows para utilizar o Macintosh e, destes, vários são advogados que, não raro me perguntam sobre a utilização do certificado/assinatura digital no Sistema Operacional da Apple. Em razão disto resolvi colocar aqui algumas dicas para utilização do certificado digital no Processo Eletrônico no MacOS. Vamos lá:

1.  O primeiro passo é baixar os drivers do token para o Mac neste link: http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/tokens/mac

2.  O segundo é baixar os drivers para a leitora de seu certificado: http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/leitoras/mac

Os fornecedores de drivers/certificações podem diferir. Para o token da safenet use este link ( https://site.solutinet.com.br/2015/manuais/instaladores/ Outros fornecedores devem ser procurados no Google.

3. Assegure-se que seu Mac está completamente atualizado, não apenas o sistema operacional, mas também o Java Virtual Machine. Segue o link para baixar a última versão do Java: https://www.java.com/pt_BR/download/

 Para conferir as atualizações do sistema, clique no ícone  na barra de menus na parte superior esquerda da tela e selecione “App Store”, clicando em seguida na opção “atualizações”. Se houve algo a ser atualizado, clique em “atualizar”.

4. Desabilite o “SIP – System Integrity Protection”.

Este é um sistema criado pela Apple e distribuído a partir do OSX10.11 (El Capitán) que protege drasticamente os arquivos do sistema contra alteração indevida. Nem mesmo o “Super Usuário” (equivalente ao “Usuário Administrador” do Windows) consegue alterar. É exatamente por isso que houve a dificuldade de instalação do sistema de assinatura digital, pois para tanto é necessário copiar alguns arquivos dentro de uma pasta do sistema. Portanto, precisamos desabilitar.

a) a) Reinicie o sistema em modo de recuperação: Desligue e, logo após pressionar o botão para ligar, pressione e segure as teclas command e R simultaneamente. Espere aparecer a tela com as opções.a) Reinicie o sistema em modo de recuperação: Desligue e, logo após pressionar o botão para ligar, pressione e segure as teclas command e R simultaneamente. Espere aparecer a tela com as opções.

b)  Selecione “utilitários” e então “Terminal”, para abrir o console de comandos.

c) Digite: csrutil disable

d) Pressione enter/return

e) Reinicie novamente o computador.

( depois de instalar o certificado é importante reativar o SIP, para proteção integral do sistema contra vírus, Trojans e outras coisas. Para isto basta seguir os passos (de ‘a’ até ‘e’), substituindo o comando em ‘c’ por (csrutil enable)

5. Instale os certificados baixados nos passos 1 e 2 deste tutorial. Reinicie o Mac

6. Instale o navegador Firefox versão 51.0 ou anterior. Para instalar versões antigas do Firefox acessar o seguinte link (https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/instale-uma-versao-antiga-do-firefox);

Assim como alguns certificados só funcionam no Explorer do Windows, os certificados para o Mac são otimizados para a plataforma de Mozilla de browsers. No caso, o Firefox.

Depois de instalar o Firefox versão 51.0 ou anterior, desabilite as atualizações automáticas do Firefox. (obs.: se o Firefox atualizar não dá para utilizar o certificado digital no PJE ou no ESAJ). Para desabilitar a atualização automática do Firefox, acesse o menu de Ferramentas no canto superior direito da da aba aberta, entre em Preferências, depois que abrir a página clique em Avançado na coluna a direita, depois em Atualizações. Depois só desabilitar as atualizações automáticas.’

Depois acesse novamente o menu de Ferramentas no canto superior direito da aba aberta do Firefox. Clique em Complementos, e depois em Plugins. Verifique se o Plugin Java consta ativado. Caso não esteja ativado, basta ativar.

Conecte o Token. Depois entre novamente no menu de Ferramentasno canto superior direito da aba aberta do Firefox. Clique em Preferências e depois em Avançado. Clique em Ver certificados. Em seguida poderá ser solicitada a senha do seu certificado digital.

Depois entre novamente no menu de Ferramentas no canto superior direito da aba aberta do Firefox. Clique em Preferências e depois em Avançado. Clique em Dispositivos de Segurança, depois clique em Carregar. Em seguida aparecerá a tela Carregar Dispositivo PKCS#11. Em referida tela aparecerá:(Nome do módulo: Novo Módulo PKCS 11) e (Nome do arquivo do módulo: ).

No espaço em branco depois do “Nome do arquivo do módulo:” digite “/usr/local/lib/libaetpkss.dylib”(sem aspas). Em seguida clique em OK. Caso não aceite o comando e apareça a mensagem dizendo que não é possível prosseguir, no local “Nome do módulo”digite “Novo Módulo PKCS#12″(sem aspas), e no local “Nome do arquivo do módulo” digite novamente “/usr/local/lib/libaetpkss.dylib“(sem aspas).

PRONTO. Seu Mac está pronto para acessar o PJE ou o ESAJ!

— Não esqueça de ativar novamente o SIP, no ítem 4 —

 

 

PS. Outra alternativa é utilizar o Parallels Desktop (https://www.parallels.com/br/), para criar uma instancia de acesso Windows dentro do Mac (funciona, mas particularmente prefiro rodar a certificação diretamente dentro do próprio MacOS)

 

 

 

 

 

 
qrCode