A Paixão e o SNR – Explicando o ciúmes e a paixão para Nerds

A paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. Antropomorficamente falando, é uma das formas mais poderosas da natureza à perpetuação da espécie e, usualmente, se apresenta, tal qual a limerância, quando a pessoa que julgamos ideal é encontrada.Destarte os devaneios poéticos, é uma porta que permite a conexão de duas pessoas através de uma tempestade bioquímica (liberação contínua de neurotransmissores, dopamina, noradrenalina, oxitocina, vasopressina, etc).

A qualidade de determinado relacionamento irá depender da sintonia destes sentimentos, dentre outros fatores… Estamos falando de disponibilidade de porta, velocidade de conexão, qualidade de sinal, distância e nível de ruído (SNR) – Signal-t-noise ratio. Explico: Em síntese, e resumidamente, dois componentes dentro de um sistema de relacionamento de comunicação devem estar equilibrados entre si; No caso a assertiva se refere a dois dispositivos de interoperação  eletronica ou computacional, mas creio que possamos extrapolar os conceitos – e mesmo adaptar as fórmulas – para os relacionamentos humanos, afim de entender algumas reações, expectativas e comportamentos na congênita dança do amor (afinal, não é a matemática que permite a mais bela das músicas?). Vamos às fórmulas: Basicamente SNR é o nível de ruído em determinada transmissão, medido para determinar a qualidade na transferência de uma informação. Sua medida é alcançada pelo quadrado da divisão entre o SINAL e o RUIDO;
\mathrm{SNR} = {P_\mathrm{sinal} \over P_\mathrm{ruido}} = \left ( {A_\mathrm{sinal} \over A_\mathrm{ruido} } \right )^2

 

Neste ponto é importante extrapolarmos os conceitos das variáveis da fórmula para as constantes em nossa análise  (SINAL equivalerá a ‘Expectativa Individual dos componentes (indivíduos em determinado relacionamento)’ ) e (RUIDO será o fator de interferência à resposta de um indivíduo ao outro).

SINAL – Em geral, entende-se que um sinal é uma seqüência de estados em um sistema de comunicação que codifica uma mensagem; A transferência destes sinais exige pelo menos dois pontos distintos que, para nossa analogia, serão identificados como ponto A e ponto B (estamos extrapolando, obviamente, o sistema de comunicação da teoria da informação para um relacionamento entre duas pessoas. O sistema computacional será substituído pelo ambiente destes indivíduos).  

RUIDO – O ruído consiste numa alteração de alguma das características do sinal transmitido por efeito de um outro sinal exterior ao sistema de transmissão, ou gerado pelo próprio sistemas de transmissão. Ao contrário da interferência, estes sinais indesejados são de natureza aleatória, não sendo possível prevêr o seu valor num instante de tempo futuro. (Para esta analogia iremos considerar ‘RUIDO’  como todos os fatores externos que poderão interferir aleatoriamente no relacionamento entre dois indivíduos. Ex.: Horas extras no trabalho, convites esporádicos de amigos para sair, alterações de humor, traições, etc)
Em muitos casos, o ruído é produzido pelos próprios equipamentos activos utilizados para implementar os sistemas de transmissão, tais como os amplificadores utilizados nos receptores e repetidores. Estes dispositivos produzem ruído, de origem térmica e de origem quântica, o qual passa a ser processado juntamente com o sinal desejado nos andares subsequentes… No nosso caso, este potencial de ruído auto-atribuído será considerado como a percepção individual de uma das partes no referido relacionamento.

Vamos às analogias referenciais sobre o SNR e os Relacionamentos:

Relacionamento Ideal

SNR, como já foi explicado, é a disponibilidade de porta para determinada recepção. Se há um relacionamento equilibrado,  as disponibilidades de portas e emissores de sinal estão em sintonia. As partes não se cobram entre sí e não há ciúmes ou inseguranças.

Problemas de Comunicação

Expectativa Maior que a Portadora (sinal de emissão)

Quando em um dos lados a expectativa de recepção de sinal de uma das partes é maior que a emissão de sinal da outra parte (portadora), cria-se uma variação negativa que, inevitavelmente, afeta todo potencial de comunicação. Vamos para um exemplo da vida real:

João e Maria tem um relacionamento. Maria espera que João ligue todos os dias (ponto B em espera para recepção), mas João liga apenas uma vez por semana (Portadora). Neste caso há uma variação negativa no sinal de comunicação e Maria tenta, instintivamente, equilibrar o sinal através da cobrança para que João ligue mais;  Isto gera uma influência adicional na linha de comunicação, que se traduz em ruído… Se houver não houver uma correção (através do diminuição da expectativa ou aumento de sinal), os fatores de ruído irão se acumular no padrão de relacionamento.

Sobrecarga de Portadora

O mesmo irá ocorrer quando a Portadora (emissão) é muito maior que a disponibilidade de recepção. Por exemplo:

Digamos que João ligue para Maria (que está em epoca de provas ou por qualquer outro motivo não possa (ou queira) atender ao telefone a cada 3 horas). Neste caso a portadora vai sobrecarregar o sinal de recepção. O resultado potencial é a ‘queda’ do canal de comunicação, após o limite da ‘curva-de-sino”

gauss

Sem se extender muito no assunto, quando houver um desequilíbrio no sinal – por descompasso de sinal ou outros fatores de interferência externos (outras pessoas, trabalho, família e outros, que serão considerados na continuação deste tópico) , será necessário utilizar amplificadores de sinal ou atenuadores. No caso, amplificadores são fatores que aumentam a percepção da emissão (interesse na comunicação) por uma das partes. Atenuadores são fatores que aumentam a disponibilidade para a portadora (a existência de outro canal de recepção ou direcionamento para outro interesse, por exemplo).

Em resumo, o objetivo final deverá sempre ser o valor eficaz (ou RMS (root mean square)) para o equilíbrio no canal de comunicação entre disponibilidade/expectativa para determinado relacionamento.

Em Matemática, o valor quadrático médio ou RMS (do inglês root mean square) ou valor eficaz é uma medida estatística da magnitude de uma quantidade variável. Pode-se calcular para uma série de valores discretos ou para uma função variável contínua. O nome deriva do fato de que é a raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos valores.

O rms para uma coleção de N valores {x1, x2, … , xN} é dado pela fórmula (1):

 (1)<br/>x_{\mathrm{rms}} = <br/>\sqrt {{1 \over N} \sum_{i=1}^{N} x_i^2} =<br/>\sqrt {{x_1^2 + x_2^2 + \cdots + x_N^2} \over N}

O fato é que, como em qualquer sistema funcional ou matemático há necessidade de equilíbrio, resposta e reciprocidade em relacionamentos afetivos. Fatores de divergência devem ser corrigidos o mais breve possível, sob o risco de se acumularem  em equações derivativas de compensação, que alteram em definitivo o equilíbrio emocional (ex. Num relacionamento o marido não conversa com a esposa. Ela compensa em uma atividade externa, diminuindo a expectativa de resposta. Neste caso, o SNR é abaixado instintivamente, mas o ‘ruído branco’ afeta a empatia entre os dois, e consequentemente o afeto).

Paulino R. e Silva. Mestre Supremo das Ciências Ocultas, Senhor absoluto da Chave de Pandora: adora assistir os Flinkstones, curte Milk-Shake de OvoMaltine, tem medo de vacas-marrons e adora girafas. Hiperativo, usa este e mais 36 blogs como formas legítimas de procrastinação e compartilhamento de informações quase úteis.
 
qrCode