Tungado do blog do Lucas Peperaio

Ter um smartphone é uma escolha que muitos tomam pela sua praticidade, mobilidade e elegância. Mas ter na palma das mãos um gadget desses sem um carregador junto está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil, levando-se em consideração o alto consumo de bateria deste aparelho. Resultado: quando mais você precisa o seu celular está descarregado. Veja neste artigo algumas dicas essenciais para que a bateria do seu celular com sistema Android dure mais.

O alto consumo de bateria nos smartphones é um problema enfrentado por todas as fabricantes e desenvolvedoras. Telas cada vez maiores e com mais qualidade (resolução, maior número de cores e brilho) são de longe as principais responsáveis pelo alto consumo de bateria em seu aparelho. Logo em seguida vem a conexão com a rede de dados (Wi-Fi, 3G, Operadora), que em muitos casos permanece ativa mesmo com o celular em “stand-by”. E passando despercebido estão os aplicativos que consomem muito do seu processador, detonando com a sua bateria em poucas horas. Vamos as dicas:

 

Tela

bateria-tela-android

Telas cada vez maiores, mais brilhosas e com altas resoluções costumam ser a principal vilã da sua bateria. Isso se acentua ainda mais em displays “HD” como a AMOLED e SUPER AMOLED dos Samsung Galaxy, pela sua retina ser mais brilhante.

Existe duas soluções para este caso, a primeira é reduzir o tempo que a luz fica acesa após deixar o smartphone ocioso (geralmente o padrão é 30 segundos) e a segunda é diminuir o brilho da tela ou deixar no brilho automático (o smartphone configura automaticamente de acordo com a variação de luz externa). Com estes ajustes, haverá uma boa redução de consumo de bateria (cerca de 30%), visto que a tela por si só consome cerca de 70% da bateria.

 

Rede de Dados

rede-de-dados-bateria-android

O uso constante da rede de dados (3G, mas também inclue o Wi-Fi, Bluetooth, GPS e telefonia móvel) é sem dúvidas um dos principais causadores da redução da sua bateria. Isto se deve ao fato que, para se realizar e utilizar a conexão 3G por exemplo, o aparelho fica em constante busca de sinal, além de processar todos os dados recebidos e enviados. Isto causa um aumento no consumo de memória e processamento.

Optando por utilizar a conexão Wi-Fi o processamento é bem menor, mas com o tempo também leva a redução da bateria. O mesmo vale para o bluetooth e o GPS. A dica para estes itens é a mesma, se não estiver utilizando, desligue. Volte a ativá-los quando for usar.. o que é bem chato, convenhamos. Para resolver este problema, podemos fazer uso de alguns gerenciadores de rede como o APN Brasil Pro (custa R$ 1,25). Com esse app é possível desativar automaticamente a rede de dados (3G) quando o celular entra em stand-by e reativá-la automaticamente quando você voltar a usá-lo. A sua bateria agradece!

Existe ainda alguns aplicativos que solicitam a conexão 3G (ou Wi-Fi) de tempos em tempos, para manterem atualizados determinadas informações (como previsão do tempo, notícias,  e-mails, redes sociais e etc). Um exemplo desse tipo de aplicação é o Facebook para Android, onde o mesmo carrega em background novas interações na rede social, mensagens e novos amigos. Para desabilitar esta atualização automática, acesse o menu de configurações do Android e procure a opção correspondente.

 

Aplicativos

aplicativos-android-bateria

O que seria do seu smartphone sem aquela coleção de aplicativos? O problema é que muitos deles abrem e não fecham, ou pior, nem aparecem no gerenciador de tarefas para que você os feche. Fora aqueles que consomem muito processador e memória, esgotando sua bateria em poucas horas.. qual a solução?

Não está usando o aplicativo? Feche-o através do gerenciador de tarefas ou pelo “botão voltar” do seu aparelho. Clicar no botão principal para ir direto a área de trabalho não fecha o aplicativo mas mantém ele rodando em background. Papéis de parede animados e uma tela com muitos widgets também contribuem para a redução da sua bateria.

 

Considerações Finais

Vale ressaltar que as dicas acima foram especialmente feitas para os celulares com Android, mas o conceito para se poupar bateria também vale para outros sistemas operacionais (IOS, Windows Phone…). Todas as dicas foram testadas e aprovadas por mim, um feliz usuário de Android que agora consegue usar o seu smartphone por mais de 24 horas sem precisar carregá-lo. Espero que este artigo possa ter te ajudado!

 
qrCode