É cada vez mais comum a ultização de 2 ou mais computadores ao mesmo tempo. Não raro a pessoa está trabalhando com seu laptop e desktop no mesmo ambiente ou estação de trabalho. O problema é que ficar alternando de um teclado/mouse de um computador ao outro pode diminuir (e muito) a produtividade e foco do usuário. Para resolver isto, já há algum tempo, foi lançado um software multiplataforma (windows/linux/mac/android) que resolve o problema. É o Synergyhttp://synergy-foss.org/pt-br/ ).

NewImage

Sou fã do aplicativo desde seu pré-release alpha no sound-forge. O único problema era a dificuldade de configuração e alguns bugs que rolavam no Mac (Leopard, Snow Leopard, Lion e Agora Montain-Lion). Tentei várias GUI’s e aplicativos de configuração que simplesmente não funcionavam ou davam falhas… Acabei utilizando uma versão pura (sem GUI) para rodar através do terminal ($> sudo ./synergys ou $> sudo synergyc IP…). Funcionava legal quando eu conectava a um Linux ou Windows, mas ao conectar num Mac o teclado simplesmente não funcionava e nunca conseguia utilizar as opções de multi-gesto tão úteis no SO da Apple. 

Outro grande problema era a ausência de um indicador para informar quando havia conexão, quem estava conectado e tal… Mas isto resolvi de forma simples, utilizando um programinha em shell-script e colocando na tela do meu Mac com o Geek Tool (uma ferramenta indispensável para quem quiser melhorar a interface e dar maior maneabilidade para sua interface no OSx) 

NewImage

 

Foi um conjunto meio tosco de scripts e tal, mas funcionou legal… Colo a versão do script definido no ‘Command’ do GeekTool abaixo:

 

NewImage

 

Basicamente os scripts atualizam os nomes das maquinas conectadas na porta do Synergy, enviam os nomes para um arquivo de txt, contam o numero de processos ativos e retornam a informação pra tela… Está meio tosco  preciso depurar o lance, mas caso alguem queira basta me mandar um email que envio os scripts atualizados. O resultado de retorno na tela fica assim:

NewImage

 

 

Os problemas que restavam eram a questão da configuração (bastante chata e  confusa no shell), o bug de não transmissão do teclado no Mac e a ausência dos multi Touch… Felizmente todos estes problemas puderam ser contornados com um Gui específico para o Mac. O SynergyKM (http://sourceforge.net/projects/synergykm/). É a melhor versão – tanto cliente quanto servidor – que usei no mac, simples de configurar e completamente compatível com as versões mais recentes do OS da apple (até aqui o 10.7 (Lion) e 10.8 (Montain Lion). Vale a pena testar.

Download SynergyKM-1.0b7-Installer.dmg

 
qrCode