Fonte: Savannahow Blog
By Jesse Bushkar  
Translated and adapted by Paulino R. e Silva 

Ouvimos isso há anos. Em breve seremos capazes de ignorar os backups manuais e parar de se preocupar com a perda de dados porque tudo será armazenado na “nuvem”. A nuvem (definida apropriadamente) é muitas vezes tratada como algo intangível e invisível no céu. Como tal, há uma certa confusão que espero que eu possa dismistificar.

CloudComputing

Em primeiro lugar, a nuvem não é definitivamente intangível. É uma coleção de lotes e lotes e lotes de computadores trabalhando em conjunto para armazenar e servir dados em qualquer lugar a qualquer momento. Estes computadores geralmente estão em armazéns, centrais maciças de dados, mas cujo software que gerencia esses servidores permite que os dados existam lado a lado com grandes quantidades de dados de outros usuários.

Então, quando você está usando a nuvem, você está basicamente entrando em um desses grandes centros de dados para acessar uma pequena parcela dedicada a seus arquivos, sejam eles documentos comerciais, fotos de família, música ou vídeos. Basicamente, se o trabalho pesado está sendo feito em um computador que não é o que você está usando no momento, está sendo feito na nuvem.

Google é um dos maiores defensores da infra-estrutura de nuvem. Gmail é uma solução de e-mail baseado em nuvem que tem sido utilizado há anos e o Google Docs é um conjunto de aplicativos de escritório que lhe permite criar e salvar documentos, planilhas, etc ,na nuvem.

Mas o Google dobrou a utilidade de seus serviços em nuvem, apenas liberando a unidade do Google e dando a qualquer pessoa o direito de cadastrar cinco gigabytes de armazenamento em nuvem, livre para qualquer coisa que se queira. Você pode acessar seu disco Google a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo. (serviço chamado de Google Drive)

O ICloud da Apple (MobileMe anteriormente) é um serviço extra para os seus produtos que permite que você faça backup de tudo do seu dispositivo para a nuvem. Ter um iPhone e um serviço iCloud? Seus contatos e aplicativos são apoiadas automaticamente e você pode agarrá-los facilmente quando você começa o seu próximo telefone.

NewImage

E seus eBooks no seu iPad? Aqueles estão lá, também. Basicamente, ao salvá-lo no o dispositivo, ele será salvo para a nuvem.

O SkyDrive da Microsoft tem recebido boas críticas como a sua oferta de cloud-based também, mas a nuvem não é apenas relegado para os grandes jogadores. O aplicativo Carbonite fica rodando no seu computador e periodicamente faz o backup de seus arquivos na nuvem.  Existem vários outros no mecado: DropBox, Mozy, JustCloud – a lista é grande demais para entrar aqui.

Estou mesmo interessado e seguindo as notícias de uma startup chamada SpaceMonkey que é um tema quente no Vale do Silício com  sua promessa de ser, na verdade, ser uma espécie de nuvem 2.0.

NewImage

Com todos esses serviços concorrendo pelo negócio, como você pode dizer onde colocar os seus dados? Selecionar um serviço de confiança para os seus documentos e imagens de seu bebê pode ser uma tarefa estressante, pois você está basicamente terceirizando o armazenamento em troca de paz de espírito.

Embora eu não possa fazer uma recomendação entre os serviços (eu não tentei sequer metade de toda a lista), eu posso dizer que eu escrevi este artigo usando o Google Docs. Para mim, a infra-estrutura do serviço em nuvem  é um grande negócio.

O Google tem mais recursos do que DropBox, de modo que é para onde eu me inclino. Claro que é um pouco enganoso porque algumas das menores ofertas em nuvem são hospedadas em grandes serviços de dados, como S3 da Amazon e plataformas EC2, que são quase tão grandes quanto eles.

Para mim tudo se resume a fazer minha vida mais fácil,  tornando-me mais eficiente; Que é o que os computadores deveriam fazer. Se a nuvem me permite desfrutar mais de meu tempo ou ser mais bem-sucedido, então é uma adição interessante para a minha caixa de ferramentas. E uma vez que muitos dos planos iniciais são livres e gratuítos, eu encorajo-os a experimentar.

Jesse Bushkar é o CEO da Sysconn New Media Inc. Ele pode ser contatado em 912-356-9920 ou jesse@sysconn.com.

Share
 
qrCode