Pesquisa do Dieese, que serve de base para o acompanhamento regular de preços feito pela Consultoria Trigo & Farinhas, apontou que a maioria dos preços dos biscoitos vendidos no país teve queda líquida durante o mês de abril.


O que se conclui é que, com a redução do consumo, os vendedores resolveram reduzir o preço para fazer o mercado reagir. Esta retração na ponta dos consumidores é a principal responsável pela grande redução de preços por que vive o mercado de farinhas e, por tabela, do trigo em grão no Brasil. Outra conclusão importante é que se percebe que as elevações ou quedas dos preços são de percentuais muito elevados, totalmente fora do padrão da economia brasileira, indicando que não há um sistema de custos equilibrado no setor, por várias razões, é claro. Esta seria mais uma razão para o Brasil se tornar independente na produção de matérias primas para o setor (trigo em grão) e aprimorar as suas tecnologias de fabricação de biscoitos (o Uruguai e a Argentina podem ajudar muito nisto). Apenas para constar, a praça que teve as oscilações menores foi o Rio de Janeiro, onde os produtos do trigo são centenários. Mesmo assim, as variações foram muito grandes em relação à inflação, por exemplo.
Os biscoitos recheados tiveram alta em Curitiba (24,64%) e em Belo Horizonte (19,46%), mas queda em Porto Alegre (-8,31%), São Paulo (-40,93%), Rio de Janeiro (-6,53%) e Fortaleza (-53,95%). Estes biscoitos tinham tido elevações entre 73% e 157% há três meses, devido à falta da matéria prima (farinha comum), mas agora estão revertendo os preços. 


As bolachas de água & sal tiveram alta de preço em São Paulo (11,43%) e Rio de Janeiro (5,03%) e queda nas praças de Curitiba (-28,87%), Porto Alegre (-7,04%), Belo Horizonte (-5,22%) e Fortaleza (-6,81%).


Cream Cracker foi o único que não teve quedas de preços, embora em três praças eles tenham permanecido inalterados. Os preços subiram em Curitiba (14,71%), Porto Alegre (11,43%) e São Paulo (61,24%). No Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza os preços permaneceram inalterados.
Os biscoitos Wafer tiveram altos e baixos. Os preços subiram em São Paulo (7,18%), Rio de Janeiro (5,96%) e Belo Horizonte (21,62%). OS preços caíram em Curitiba (-1,53%), Porto Alegre (-17,71%) e permaneceram inalterados em Fortaleza.

 

 


 


 
qrCode