Fonte: Revista Perspectiva ISAE – 14ª Edição

Tecnologia

Em uma pesquisa do site Fastco Design, diversos especialistas em tecnologia foram questionados sobre quais seriam as tendências para 2012. Reconhecimento de voz e gestos, redes sociais mais intimistas e a exploração da biomimética – estudo que utiliza os conhecimentos da natureza para a ciência – serão alguns dos assuntos mais comentados do ano.

Setor Automobilístico

O Brasil está longe de ter uma crise no setor automobilístico. A expectativa média do setor para o ano que vem é crescer cerca de 5% em relação ao volume de 2011, que deve ser de 3,69 milhões de unidades vendidas — também 5% a mais do que em 2010. O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) acredita que o mercado neste ano cresça entre 4,5% e 5%.

Saúde

Baseada na expressão americana do Do It Yourself (DIY, ou “Faça Você Mesmo”), a empresa de tendências Trendwatchingacredita que a expressão ganhará força na área da saúde, com novos aplicativos, aparelhos e recursos que permitirão autonomia no monitoramento de exercícios, dietas e tratamentos médicos. A App Store da Apple, por exemplo, disponibiliza hoje nove mil aplicativos móveis de saúde, entre elesapps ligados a exercícios físicos aeróbicos, dieta, controle de estresse, relaxamento e saúde feminina. Segundo o Trendwatching, a empresa de pesquisa Technavio prevê que o mercado global de aplicativos móveis ligados à saúde deve chegar US$ 4,1 bilhões até 2014, em relação a US$ 1,7 bilhões em 2010.

Investimento

Após um 2011 economicamente promissor, a tendência, ou pelo menos a expectativa, é que o próximo ano também se desdobre em sucessos. Segundo José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, em entrevista a revista Exame, crê que 2012 não vem com um sucesso já garantido, visto que a previsão para o PIB é de 3,5%. Os receios econômicos não são diretamente problemas de âmbito nacional. A maior preocupação é que grandes potências, como Estados Unidos e Europa entrem em recessão. Barros, em parceria com a Revista Exame, levantou três possíveis investimentos para 2012. São eles: *Baixa na inflação: Roberto opina que o IPCA termine em 5,5% neste ano, ou seja, a inflação pode seguir em leve queda. *Queda de juros e títulos: A previsão é que a Selic siga a mesma tendência de 2011, e tenha leve queda até os 9%. Isso significa que conservadores podem ficar atentos em investimentos em cardernetas. *Investimentos e ações: Ao que tudo indica, com estas reestruturações econômicas a atenção com os investimentos e ações deve ser redobrada. Embora existam sugestões de alterações do mercado, há também a questão da volatilidade e incertezas. Além disso, a tendência é que o setor imobiliário comece a se reestruturar.

Mercado

Com o forte uso de redes sociais, o crescimento na venda de smartphones e aumento do comércio online, marcarão o mercado de TI. Para 2012, a tendência é a continuação do ritmo forte no setor. Empresas que desejam se relacionar com os clientes pela internet e entender o potencial do usuário como consumidor devem estar atentas ao contexto atual.

 
qrCode