Fonte: Geek Central
Por Fernanda Morales


Foto: Reprodução: Technabob
Sistema permite que imagens holográficas em 3D sejam projetadas no ar ou na água.

O que antes só era possível em filmes de ficção científica como a saga Star Wars, agora está a um passo de se tornar realidade e nesta galáxia. Pesquisadores japoneses da Burton Inc. criaram um sistema que realiza projeções holográficas em 3D como as que R2-D2 projetava nos filmes de George Lucas.

A empresa desenvolveu seu display 3D baseado em tecnologias apresentadas em 2006 por pesquisadores daAIST (National Institute of Advanced Science and Technology) e da Keio University, ambas localizadas no Japão.

O sistema utiliza um laser muito bem focado que é capaz de produzir agitação no plasma do oxigênio e nitrogênio presentes no ar. Com isso, a tecnologia é capaz de reproduzir imagens sem a utilização de uma tela ou até superfície.

“A maior parte dos aparelhos 3D projetam imagens em telas 2D e fazem as figuras aparecerem em 3D através de uma ilusão ótica. Mas este aparelho apresenta as imagens no ar, então uma das características desse sistema é que ele permite que objetos em 3D sejam visualizados naturalmente”, afirmou um dos responsáveis pelo projeto aoDiginfo.

De acordo com o Technabob, o sistema da Burton é capaz de criar 50 mil pontos de luz por segundo, em uma velocidade de 10-15 frames por segundo. Mas os pesquisadores já estão trabalhando para aumentar essa velocidade para 24-30 frames por segundo.

A primeira demonstração do sistema foi feita com uma projeção de laser verde dentro de um cubo cheio de água, mas os pesquisadores preveem que se um canhão de laser mais forte for utilizado, as imagens poderão ser projetadas no ar.

 
qrCode