Fonte: Blog Negócios na Net

Muitas vezes é conveniente dar um aspecto diferente do template original a uma página em concreto do WordPress. Isso é possível fazer de uma maneira fácil, havendo dois caminhos para realizar essa tarefa: um simplesmente “linkando” a uma página externa, mesmo sem ser em PHP, desenvolvida totalmente fora do “look” do template principal e descartando os respectivos plugins e widgets, outra apenas mexendo – “customizando” – o aspecto do template em utilização, mantendo as suas principais características e funcionalidades.

Ligar a Página Exterior

Para esta alternativa bastará que tenha disponível uma página feita e colocada em qualquer lado, seja em HTML ou PHP. Apenas terá que acrescentar ao “header” do seu template –  que em princípio é o sítio onde se encontram os menus de ligação às diferentes páginas do seu site – a ligação em causa. As hipóteses de organização dos menus e as suas configurações são muito e variáveis, mas certamente irá encontrar qualquer instrução para exibir páginas do tipo:

<?php wp_list_pages(‘title_li=’); ?>

Esta instrução com toda a probabilidade está arrumada junto a uma rotina de criação de lista, como a que segue:

<ul id=”navlist”>
<?php if (is_home()): ?>
<li><a href=”<?php echo get_settings(‘siteurl’);?>”>Home</a></li>
<?php else : ?>
<li><a href=”<?php echo get_settings(‘siteurl’);?>”>Home</a></li>
<?php endif; ?>
<?php wp_list_pages(‘title_li=’); ?>
<li><a href=”http://paginaexterior.com/” title=”A minha página fora do WordPress”> Página</a></li>
</ul>

Bastará assim introduzir na lista o link para a sua página personalizada que ela passará a constar do menu geral do seu Blog.

Criando um template personalizado

Outra solução será, dentro do próprio WordPress, criar um template personalizado para a página que deseja alterar. Para isto bastará realizar os seguintes passos:

1. Copiar o ficheiro page.php ou single.php para outro a que chamará por exemplo landing.php(vamos imaginar que quer fazer uma “landing page” personalizada);

2. Edite esse ficheiro e altere-o de maneira a que o WordPress o possa identificar como um template, junto à instrução que invoca o “header”:

<?php
/**
Template Name: Landing */

get_header(); ?>

3. Ao criar agora uma nova página no WordPress vai-lhe passar a aparecer  no menu “Modelo” do quadro de Atributos o novo que acabou de criar (“Landing”).

Área de criação de Páginas do WordPress

E é tudo! É claro que a imaginação é o limite para aquilo que quiser fazer dentro do novo “template”. Como deve saber o mesmo é normalmente composto, no mínimo, por quatro secções:

 Header
 Body (index.php ou home.php)
Sidebar
 Footer

A – ou as – Sidebar  (barra lateral)  costuma conter no WordPress uma série de informações úteis provenientes de “widgets”, publicidade, etc. Poderá mantê-la no seu template personalizado, embora possa incluir nela uma instrução que a “obrigue” a comportar-se de maneira diferente quando for exibida na página para a qual criou o novo template. Por exemplo:

<?php if(is_page(’507′)) { ?>
<!– Aqui a minha rotina personalizada –>
<?php }?>

Assim parte do código só será executado quando a página em questão estiver a ser exibida.

O WordPress, embora possa parecer para as pessoas ainda pouco familiarizadas com ele pouco flexível é na verdade uma ferramenta muito versátil que permite um grau muito elevado de parametrização, sendo possível fazer dele (quase) tudo aquilo que queremos, personalizando-o de acordo com as necessidades de cada um.

 
qrCode