Tungado do Blog de Projetos |  Fonte: TechRepublic – Por Toni Bowers
Traduzida e versionada por Paulino R. e Silva 

A última pesquisa da Computerworld indica as nove habilidades de TI que serão mais requisitadas em 2012.

 Quase 29% dos 353 executivos de TI que foram entrevistados pela pesquisa de projeção anual da Computerword disseram que planejam aumentar o pessoal de TI no próximo ano. (isto é 23% superior ao levantamento de 2010 e 20% superior à pesquisa de 2009).

Aqui estão as habilidades que os executivos irão procurar para as próximas contratações:

  • Programação e Desenvolvimento de Aplicações  61% planejam contratar estas habilidades nos próximos 12 meses, número 44% superior à avaliação de 2010. Isto cobre a gama de desenvolvimento de websites até, atualização de sistemas internos e reunião de necessidades de usuários móveis. 
  • Gerenciamento de Projetos (mas com uma observação)  – A observação é que não se procura apenas pessoas que podem supervisionar e monitorar projetos. Também são procurados profissionais que também possam identificar as necessidades dos usuários e traduzi-las para o pessoal de TI e para os cada vez mais populares Analistas de Negócios
  • Help Desk/ e o Suporte Tecnico a Sistemas Operacionais Móveis acrescentaram uma nova dimensão ao help desk e suporte técnico
  • Networking – Essa demanda está sendo abastecida parcialmente pela virtualização e projetos de computação em nuvem. A pesquisa também revelou que os executivos irão procurar pessoas com experiência em VMware e Citrix.
  • Business Intelligence ‘B.I’ – A Computerworld interpreta este aumento como uma mudança de foco, para redução de custos para investimento em TI, em muitas empresas. Seria muito bom se esta tendência tomasse outros caminhos.
  • Virtualização de Data-Centers e Clouding deverão estar atrás do aumento de necessidades por profissionais de TI com experiência em operações e integração de sistemas.
  • Web 2.0 – habilidades técnicas centradas em mídia social e derivados vão gerar demanda, com .Net, AJAX e PHP como chaves para as habilidades back-end e com HTML, XML, CSS, Flash e Javascript, dentre outras, para o front-end. 

 

  • Networking – Essa demanda está sendo abastecida parcialmente pela virtualização e projetos de computação em nuvem. A pesquisa também revelou que os executivos irão procurar pessoas com experiência em VMware e Citrix.
  • Segurança – Pelo menos para 32% dos entrevistados no questionário de 2010, a segurança constituiu a principal preocupação dos executivos de TI.
  • Telecomunicações – A pesquisa indica a demanda por pessoas com habilidades em telefonia IP, e para aqueles familiarizados com o sistema de call center Cisco IPCC.

Nota do Tradutor: É importante ressaltar que esta é uma tendência de contratação no mercado internacional, principalmente o Norte Americano. O Brasil deverá seguir a mesma tendência, em percentuais maiores, principalmente para área de maior expanção e potencial interno para as plataformas móveis.

Estatísticas Emprego e Oportunidades

 
qrCode