Fonte: Gazeta do Povo | Publicado em 17/01/2011 | CELSO@GAZETADOPOVO.COM.BR

A instalação de parquímetros ou de um sistema eletrônico equivalente voltou a ser cogitada pela Urbs para substituir o arcaico e dispendioso sistema de estacionamento regulamentado em Curitiba, o EstaR. Segundo boas fontes, a ideia está sendo estimulada por uma empresa privada paranaense que, entre outros empreendimentos, tem forte atuação no ramo das concessões rodoviárias.

O novo sistema eliminaria o uso das folhas de EstaR – “modernizadas” há dois anos com a implantação das cartelas raspáveis. Em vez delas, para ganhar o direito de estacionar o carro nas ruas por períodos determinados, o motorista depositaria moedas ou efetuaria o pagamento mediante cartão bancário diretamente em parquímetros instalados nas calçadas, a exemplo do que ocorre em cidades europeias ou norte-americanas.

A ideia não é nova. Em 1975, o então prefeito de Curitiba Saul Raiz baixou a Lei 5.233/75 que já previa a utilização de parquímetros mediante exploração por empresa privada escolhida em concorrência pública. Pas sados já mais de 35 anos, a lei ficou apenas no papel. A autorização legal, no entanto, já existe e é com base nela que a Urbs já estaria elaborando os termos de um edital para conceder a uma empresa privada a concessão para implantar e explorar o serviço.

 

 
qrCode