fonte: JornaleCuritiba
Publicado por Paula Melech

Novo sistema pode ser implantado até julho na avenida Marechal Floriano

 

celular.jpg

 

Em breve não vai haver mais o incômodo de receber multa por Estar vencido. Um novo sistema em que é possível atualizar o Estar via celular vai começar a ser testado por dois meses na Avenida Marechal Deodoro a partir de julho deste ano. O talão tradicional de estar vai continuar funcionando normalmente.

 

O sistema vai funcionar com um cartão de créditos comuns de celular. Será possível escolher cartões de 1 ou 2 horas e o preço deve ser o mesmo do estar: R$ 1,00. Quando faltar 3 minutos para vencer o horário, o celular emite um aviso, através de uma mensagem de texto.

 

O controle do sistema será feito pelos agentes de trânsito da Urbs (Urbanização de Curitiba), por meio de um aparelho como o palm top. O veículo que estiver com Estar via celular vai ficar cadastrado no aparelho automaticamente e o controle poderá ser feito pelo número da placa.

 

O criador do sistema, Paulino Rocha e Silva, ressalta que a iniciativa vai diminuir a falsificação do Estar em Curitiba. “Cerca de 30% dos cartões são falsificados. Com esse controle, o fiscal vai digitar o número e ver se o veículo está com estar ou não. Não tem como falsificar”, diz Silva.

 

O vereador Zé Maria, responsável por apresentar o projeto à Câmara Municipal, ressalta que o sistema vai favorecer o usuário. “Os motoristas terão mais controle com o horário de estacionamento e vai ser mais difícil de receberem uma multa”, afirma o vereador.

 
qrCode