Atlas Shrugged (algo como ‘Incerteza Mundial’) é uma novela escrita por Ayn Rand publicada em 1957 nos Estados Unidos. Foi o último trabalho de ficção da autora (e considerado o melhor por muitos) antes dela concentrar-se em escrever esclusivamente sobre filosofia, política e críticas culturais.

Com mais de mil páginas, ela considerou o resultado como sua obra-prima. Com aproximadamente 645.000 palávras, Atlas Shrugged é uma das mais longas novelas já escritas em qualquer língua européia. O livro explora um grande número de temas da filosofia que a autora usou,  mais tarde, no desenvolvimento na filosofia do Objetivismo.

Particularmente, esta é uma das autoras das quais mais gosto. Ao contrário de outra excelente obra da Ayn – bastante curta (mas excelente) – a Anthem (Hino), a Atlas Shrugged  é bastante extensa. Mas é um daqueles livros que não se consegue parar de ler antes de chegar-se ao final.

É curioso observar que pouca gente conhece a Ayn Rand (pelo menos das pessoas com quem converso). Recentemente foi feita uma seleção na Europa dos melhores livros dos últimos cem anos, e das 7 obras de ficção da autora, 4 aparecem na lista. Em primeiro lugar, Atlas Shrugged, em sétimo o Anthem.

Taí a versão em PDF ou a versão para palms, em PDB .

 
qrCode