tugado do Peabirus | fonte original: Web+PróAtiva

O “olho no olho” para transmitir conhecimentos ainda é fundamental? Se comunicar é muito difícil no presencial, como faremos bem isto no virtual? Do que adianta freqüentar uma aula presencial, se não nos empenharmos depois em estudar e aplicar o conhecimento recebido? Uma saída é a Aprendizagem Colaborativa em Rede utilizando modernas tecnologias da informação com interfaces amigáveis – por exemplo o Moodle – e técnicas especiais de ensino como, por exemplo, a Sócio/Construtivista.

Carlos Rodrigues*

O ensino a distância tradicional – EaD já era?

O que predominou, até a virada do século, no ensino à distância foi a mera transposição para o virtual, sem adaptações adequadas, das técnicas consagradas do presencial. Nesta época as ferramentas utilizadas na EAD privilegiaram o modelo com foco mais na informação e menos na interação, o que ocorre também com muita freqüência nos cursos presenciais, com o foco mais no apresentador do que na platéia.

A comunicação virtual precisa ter o foco redirecionado na interação, na construção cooperativa e na aprendizagem colaborativa.

Esta é a palavra chave: Interação. Entretanto, para haver esta interação entre emissor e receptores é preciso reconhecer que o resultado desse novo processo de ensino/aprendizagem é evolutivo, onde tudo deve ser questionado, discutido e ajustado.

A distância é superada, mas o distanciamento possibilitado pela internet nos programas “não on line”, é muito interessante para melhor avaliarmos qualquer assunto, sem as emoções de momento que muitas vezes bloqueiam ou limitam o nosso raciocínio.

O importante, além da forma ou os meios de transmissão do conhecimento, é a dinâmica criada entre os atores e as ferramentas disponíveis. É preciso que, tanto alunos como professores ou tutores, cientes de suas responsabilidades, sem medo de errar, colaborem para a criação de um ambiente favorável ao ensino/aprendizagem. Nesse caso a distância entre o transmissor e os receptores deixa de ser uma variável importante.

O processo de educação pressupõe a comunicação e esta não pressupõe necessariamente a presença, mas é necessária a interação. A presença pode ser ativa ou passiva, enquanto a interação é sempre uma ação que envolve os dois lados de um processo de comunicação. Se somente um dos lados toma a ação, não temos uma interação e portanto não temos comunicação. No presencial isto também acontece com muita freqüência.

No caso do virtual temos de procurar caminhos, dependendo do perfil de cada grupo, para que o silêncio momentâneo transforme-se, de tempos em tempos em mensagens, em contribuições significativas, em interação proveitosa e prazerosa.

O silêncio nem sempre representa a falta de comunicação. Ele, às vezes, transmite uma mensagem que pode significar mais que muitas palavras mal colocadas. O silêncio presencial ou virtual é fundamental. Ninguém pensa com profundidade falando ou escrevendo. Pensa antes, em silêncio…. fala ou escreve depois.

A Aprendizagem Colaborativa em Rede – ACR é uma saída

A web é ferramenta para aprendizagem colaborativa em rede, sendo muito boa quando propicia a possibilidade de colaboração entre participantes (trabalhos em grupo, troca de idéias com colegas, participação em fóruns de debates,….)

A aprendizagem em rede, antes de ser um problema de tecnologia e comunicação, é um desafio de mudança. Toda a tecnologia atual aliada à competência dos educadores é que criarão um ambiente favorável. A tecnologia não opera milagres nem produzirá sozinha as transformações no ensino. Se quisermos mudar a educação, a tecnologia pode ajudar, mas teremos que ser nós os agentes de mudança.

O menos importante é levar em consideração a plataforma tecnológica, mas é fundamental avaliar se o conteúdo está claro e a forma da mensagem está agradável e retém o interessado.

São inúmeras as estratégias disponíveis que viabilizam esta forma de ensino/aprendizagem colaborativa em rede, dentre elas o emprego de técnicas especiais de instrução e desenho de curso (Por exemplo a Sócio-Construtivista), métodos especiais de comunicação através de ambientes virtuais de aprendizagem (por exemplo, o Moodle) e outras tecnologias web 2.0.

A Aprendizagem Colaborativa em Rede não é nenhuma novidade, substituta natural do ultrapassado Ensino a Distância tradicional – EaD, utiliza modernas tecnologias da informação com interfaces amigáveis. O que mudou, fazendo com que o velho EaD se torne superado, são os recursos de acesso ao conhecimento colocado a nossa disposição via web, um veículo de comunicação em massa, que proporciona uma excelente interação entre receptores e emissores, se bem usado.

Acreditamos que, através da Internet, os programas de capacitação pessoal e profissional são, sim, saídas para o ensino, quando desenvolvidos em cima de conceitos atuais de aprendizagem colaborativa e utilizam ferramental adequado a esta mídia e desenvolvidos dentro de uma andragogia apropriada a educação continuada.

*Carlos Alberto Dias Rodrigues, Engenheiro pela UNIFEI, especialização em gerenciamento pela FEA/USP, pós-graduado em E-Management pela FGV, educador, palestrante, gestor, formador de e-formadores. Cadre@moodlemail.org – cadre4@yahoo.com.br

Fonte: Web+PróAtiva

 
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