Oi Tatiane,

          Agora eu é que peço desculpas pela demora na resposta. Agradeço o pronto atendimento e atenção e (um pouco atrasado, mas vá lá..) um feliz natal e um excelente ano-novo pra vc.

         Bem… Realmente é possível uma interpretação equivocada na resposta abaixo. Não obstante, jamais tentei “subverter” ou atentar contra as regras do ML com o intuito de evitar o pagamento de qualquer taxa ou comissão pelo serviço prestado. Não houve qualquer tentativa de passar informações de contato (email, telefone ou latitude/longitude da localização do produto). O comprador tinha uma dúvida em relação a uma peça (quanto a tamanho e adaptabilidade), ao que sugeri que ele efetuasse a compra de um produto regularmente (através do Mercado Livre e utilizando o Mercado Pago). Se o produto estivesse de acordo com as expectativas, abri a possibilidade de compra direta para o 2º-produto (até porque não há qualquer cláusula de exclusividade de venda no ML), onde poderia fornecer um desconto para uma nova compra (possibilidade não prevista no ML).

          Observe-se a descaracterização da má-fé pelo próprio conteúdo da mensagem, pois, sabemos, na primeira compra todos os dados do vendedor e do comprador ficam disponíveis para ambos. A confabulação de um intrínseco (e maligno) esquema para evitar o pagamento de taxas ao ML (no meu caso, algo em torno de incomensuráveis R$ 3,80 por peça), haveria de ser feito na “surdina”, através da troca sorrateira de emails clandestinos, e não da maneira inocente e clara como foi colocado no questionário de perguntas do produto.  Fique claro que tal idéia me causa repulsas por tão abominável e jamais trocaria tais informações ilicitamente. Fosse por emails, pombos-correio ou caracteres rupestres.

        Por óbvio, no entanto, não discuto do direito de ML em questionar as práticas comerciais em seu sistema. A forma de fazê-lo é que foi o problema. Sem qualquer aviso prévio ou notificação… Apenas, depois de feito, um email dizendo o feito. As vésperas do natal e sem possibilidade de renovação (pois o pagamento no mercado pago demora a ser compensado) – por sorte já há uns dias havia depositado algum dinheiro para compras no ML, e o valor acabou sendo liberado no dia em que ocorreu o problema. Pior, senti-me castrado (veja que horrível) do direito de defesa e impossibilitado de reclamar com quem quer que fosse. Não havia números de telefone para ligar, e por algum tempo cheguei a pensar que o ML era apenas o fruto emergente da atividade coletiva na internet (algo imaginário como o Acre – que tbem não existe, mas isto é outra história).

        Em razão disso é difícil mensurar o quão feliz fiquei ao receber seu retorno. Esfuziante de alegria e contentamento, renovado na crença no Ser humano, voltei a acreditar no Mercado-Livre (mas continuo na certeza de que o Acre é uma farsa). Foi um grande passo para mim, e gostaria de dar um outro grande passo com vc. Para tanto, preciso me certificar que vc tbem é real e tal. Quando posso passar para jantarmos e conversarmos sobre o assunto?

 

Abraços
Paulino R. e Silva

        

 


From: MercadoLivre [mailto:crm.ml@mercadolivre.com]

Sent: segunda-feira, 24 de dezembro de 2007 10:45

To: paulino@neoplace.com.br

Subject: RE:#ML16655287##ML16655287#

 

Olá Paulino, como vai?

Peço desculpas pela demora de retorno.

Verifiquei o anúncio 67268440 Camisa com Equalizador Gráfico ( T-Qualizer tshirt ) e foi finalizado, pois o senhor pede ao comprador que dê o lance em um só produto e os demais fora do MercadoLivre.

Segue abaixo a infração:

“19/12/2007 20:36 Olá amigo… Fechar negocio rápido. Quanto tu me faz 2
camisetas para o cep 91060-100 (sedex). 1 tamanho G 1 tamanho M Aguardo
retorno urgente. FAVINI (5)3 e 9

19/12/2007 21:29 Boa noite amigo, no momento só tenho as camisas no
tamanho L, mas vc pode adaptar qualquer outra peça para utilizar a EL
Tag (equalizador plástico). A peça é fixada na camisa atraves de um
velcro, e tem uma passagem por dentro da camisa para conectar a tag nas
pilhas e sensor. O preço para entrega é de R$ 15,50. Compre a primeira
camisa e depois vc pode comprar direto comigo. Daí retiro o valor das
taxas do ML, ok? abçs”


Esta técnica utilizada é considerada como uma forma de subverter nossos sistema de cobrança e caso volte a incorrer nesta prática seu cadastro poderá ser suspenso ou

inabilitado de nossa comunidade.

Para mais informações, peço, por gentileza, que acesse o link abaixo:

http://www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/org_ayuda.main?as_faq_id=244

A cada produto e valores cadastrados no MercadoLivre serão cobradas tarifas de anúncio e comissões por venda diferenciados, ou seja, os valores cobrados para cada anúncio

não são fixos e, portanto, é necessário que efetue o anúncio sem cometer tal infração.

Por ser considerado técnica proibida e não estar de acordo com os nossos Termos e Condições as tarifas geradas serão cobradas normalmente.

“MercadoLivre poderá remover aqueles anúncios cujo preço final não esteja suficientemente claro, ou que permitam algum tipo de variação. MercadoLivre poderá remover também qualquer anúncio em desacordo com as políticas e regras do site, ocasião em que não haverá estorno ou devolução de tarifas pagas ou a pagar relativas ao anúncio suprimido.”

Para recadastrá-lo, peço, por gentileza, que acesse: Meu MercadoLivre > Minhas Vendas > Produtos Finalizados > Modificar e

Recadastrar.

Contudo, caso verifique que um anúncio ou usuário está descumprindo alguma de nossas regras e queira colaborar com nossa equipe , peço que acesse o link localizado abaixo das fotos em todos os anúncios. Ele está identificado como “O vendedor assume total responsabilidade pela publicação do produto. Você acha que este produto é contrário às políticas do MercadoLivre? Informe aqui.” Este espaço também é destinado para denunciar qualquer irregularidade nas perguntas ou respostas.

Espero ter esclarecido a sua dúvida, mas se precisar de algo mais estou à inteira disposição para ajudá-lo.

 

Um abraço,

Tatiane Caroline

Especialista em Políticas & Regras

Equipe de Comunicação com Usuários

MercadoLivre.com

Saiba mais sobre as Políticas de Publicação de anúncios clicando aqui

 

 
qrCode