dica do Zé Manuel


Tecnologia de internet rápida sem fio será implantada pela TVA a partir de agosto

por PATRÍCIA KÜNZE

Curitiba vai ser a primeira cidade brasileira a ter acesso à tecnologia WiMAX, a partir do fim de agosto. Operações do sistema já existem em outras cidades brasileiras, mas apenas caráter experimental. A conexão de banda larga sem fio, que permite portabilidade e mobilidade de acesso à internet, vai ser implementada comercialmente na capital paranaense pela operadora de tevê por assinatura TVA. A implantação total do serviço, prevista para 2008, deve abranger toda a extensão da capital e região metropolitana.

Saiba mais sobre o WiMAX
(clique para ver)

 

A nova tecnologia de internet banda larga vai ser implementada no padrão IEEE 802.16e, que pode ser usado no padrão portátil e móvel. Isso significa que o usuário poderá usar a mesma assinatura de banda larga sem fio no trabalho, em casa e enquanto estiver em um carro em movimento. “O acesso funciona em um raio de 25 quilômetros de onde parte o sinal. Quando São Paulo e Rio de Janeiro tiverem o mesmo serviço, o assinante de Curitiba também poderá acessar a internet quando viajar para uma destas cidades”, explica Wellington Ramalho, gerente geral da TVA Sul.

A viabilidade técnica do WiMAX vem sendo testada em alguns pontos de São Paulo, em um projeto-piloto que incluiu áreas de grande interferência e alta densidade de edifícios. “O sistema está em desenvolvimento. No fim de agosto, passaremos a testar o serviço com alguns assinantes em Curitiba”, diz o gerente geral da TVA Sul. Em setembro, o produto já deve começar a ser comercializado em maior escala.

A escolha da capital paranaense para estrear o produto comercialmente, afirma Ramalho, se deve à arborização da ciidade, o que dificulta a montagem de células de transmissão – e pelo padrão de exigência do público local. “O curitibano é um público diferenciado, mais exigente com qualidade do que o de São Paulo e Rio de Janeiro”, justifica. O investimento na implantação da tecnologia é de pelo menos R$ 30 milhões.

A TVA, que já opera em Curitiba com o serviço de tevê por assinatura via cabo e MMDS (recepção por microondas), vai oferecer o serviço de banda larga sem fio com velocidades de 400 Kbps a 2 Mbps. Não será preciso pagar por provedor de acesso. O pacote mais barato deve custar R$ 49 mensais. “A tevê por assinatura e a banda larga serão vendidas tanto separadamente como em pacotes conjuntos”, informa Ramalho. Ainda não há previsão de preço para as assinaturas mais velozes.

Segundo o gerente geral, o serviço de banda larga sem fio pode vir a ser ofertado com o nome Ajato, como acontece com o ADSL vendido pela operadora em outras praças. “Mas em Curitiba a TVA não vai implantar banda larga ADSL”, avisa.

A inclusão da banda larga no pacote de serviços da TVA na capital paranaense deve acirrar a concorrência local com a NET, outra operadora de tevê por assinatura que atua em Curitiba. Além de implementar o WiMAX, a TVA também pretende montar uma parceria com uma empresa de telefonia local, para oferecer um serviço de telefone via internet (VoIP). “A TVA já tem o serviço TVA Voz, mas é pouco conhecido do público curitibano. A parceria incluiria um produto mais consolidado no mercado”, explica Ramalho.

Também em agosto, a TVA inicia a expansão de digitalização do sinal para os assinantes de tevê a cabo. Em maio, a operadora mudou de analógico para digital o sinal das assinaturas via MMDS, que atualmente correspondem a 30% dos 99 mil assinantes de Curitiba. Com a inclusão de internet, telefone e tevê por assinatura digital em seu pacote de serviços, a TVA passa a oferecer uma gama de produtos similar à do concorrente. “Nada impede que um assinante nosso tenha a internet deles e vice-versa”, avalia o gerente geral da TVA Sul.

A NET iniciou a digitalização do sinal de tevê a cabo em abril, com planos de elevar de 83 mil para 100 mil o número de assinantes em Curitiba. Além de tevê por assinatura, a operadora também já oferecia os serviços de banda larga ADSL e telefone digital. A empresa preferiu não comentar a expansão dos serviços da concorrente, nem como anda a expansão dos assinantes da versão digital em Curitiba. Segundo a assessoria de imprensa da NET, a empresa, de capital aberto, deve divulgar nesta semana seus resultados trimestrais e, por normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não pode comentar seu desempenho no momento.

A digitalização dos sinais das operadoras cria novos pacotes de canais de imagem e áudio, mais completos e com melhor qualidade que o sistema analógico. O novo sistema inclui outras facilidades de acesso a informações da programação e compra de produtos pay per view pelo controle remoto.

 
qrCode