Nova geração de DVD começa a chegar ao Brasil

Quem já tem um aparelho de DVD em casa pode se preparar para aposentá-lo. Chega ao país neste ano o primeiro modelo de DVD criado num sistema mais avançado, no formato HD-DVD. A Semp Toshiba venderá o HD-DVD a partir de março por R$
2.999 (preço sugerido à loja).

Há dois formatos mais avançados do aparelho de DVD desenvolvidos pelas marcas no mundo: o HD-DVD e o Blu-ray (`raio azul`).

A chegada do produto da Semp Toshiba ao país marca a entrada do mercado brasileiro numa disputa pesada a ser acompanhada nos próximos anos. Trata-se da guerra de mercado entre as empresas que exploram os dois sistemas (HD e o Blu-ray). A Sony e a Samsung terão aparelho que reproduzem imagens no formato Blu-ray. A japonesa Toshiba trabalha com o HD-DVD. A LG, por sua vez, apresentou no mês passado, nos EUA, um modelo de aparelho que usa os dois formatos.

No Brasil, além da Semp Toshiba (que tem data para a venda do produto), a Sony também já colocou à venda o drive de Blu-ray no país. O dispositivo da Sony, porém, só pode ser acoplado no computador. O aparelho da Semp Toshiba, por sua vez, é ligado à televisão.

A diferença entre o DVD comum, vendido hoje no país, e o modelo mais avançado é que esse último lê e processa a imagem no sistema digital. Aqueles comercializados atualmente ainda processam a imagem no sistema analógico.

 
Fonte: Folha Online, 6 de fevereiro de 2007.

 
qrCode