Sessenta computadores de mão (palm tops) usados por policiais militares de trânsito do Rio de Janeiro serão cedidos ao Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) para blitze da Força Especial de Fiscalização em vans e ônibus intermunicipais, que começam semana que vem. As placas digitadas no aparelho permitirão acesso ao cadastro dos veículos do Detran e do próprio Detro. Em um minuto será possível saber se o carro é roubado, se há pendências, se está habilitado para transporte de passageiros e quem é o responsável. Em caso de infração, a autuação é imediata. Em breve, será possível identificar até se o motorista é foragido.

O sistema também será conectado ao banco de dados da Polícia Civil. A consulta permitirá que o agente de trânsito tenha acesso a dados pessoais dos motoristas pelo Instituto Félix Pacheco e à ficha criminal, com fotos e informações sobre mandados de prisão e foragidos.

Ontem, o presidente do Detro, Rogério Onofre, apresentou o sistema dos palm tops a técnicos da Secretaria de Segurança, que aprovaram a idéia. Ele disse que o secretário José Mariano Beltrame também ficou animado com a nova ferramenta.

Rumo a 480 aparelhos
Onofre afirmou que o convênio entre Detro e Detran permitirá, ainda, que os 420 palm tops já usados por PMs nas ruas também funcionem dessa maneira, depois que a Secretaria de Segurança passar a integrar a Força Especial. Ele crê que em 4 dias, após a ordem de Beltrame, o banco de dados da polícia seja inserido ao sistema.

Segundo o presidente do Detran, Antônio Francisco Neto, o aparelho também registra o agente de trânsito que o operou, por meio de senha de acesso. Se o cadastro de veículo com irregularidades for consultado e não receber multas por isso, o agente será punido. Neto acredita que o sistema coibirá propinas. O palm top imprime a multa em 2 vias, diante do condutor. Assim, o motorista tem a chance de apresentar defesa prévia a partir daquele momento.

Fiscalização em 16 pontos em todo o Estado

A previsão, segundo Rogério Onofre, é que as equipes comecem o trabalho no dia 30. Serão operações diárias de fiscalização em 16 pontos, sendo quatro no Interior do estado – Cabo Frio ou Macaé, Petrópolis, Barra Mansa e Angra dos Reis.

Também haverá fiscalização móvel, mas as bases serão montadas diariamente, das 6h às 10h, na Ponte Rio-Niterói; Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu; Estrada Marechal Alencastro, em Ricardo de Albuquerque; Belford Roxo; Avenida Presidente Kennedy, em Duque de Caxias; Mercado São Sebastião, na Avenida Brasil; Santa Cruz; BR-465, próximo à Ambev; Rodovia Washington Luiz; Avenida Jansen de Mello, em Niterói; RJ-104, altura de Tribobó; e RJ-106, em São Gonçalo.

Licitação
A Prefeitura do Rio quer proibir o licenciamento de Kombis para o transporte alternativo. O anúncio foi feito ontem pelo secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira.

A idéia é aproveitar a regulamentação do serviço nos trechos intermunicipais, feita pelo estado, como base para este tipo de transporte na capital. Critérios como permissão só para motoristas autônomos, prioridade para veículos com gás natural, uma gratuidade em cada veículo e proibição de alto-falante devem ser adotados.

“Não adianta ter critérios diferentes para a licitação se desejamos que a fiscalização seja homogênea”, explicou o secretário.

Fonte: O Dia

 
qrCode