O Google alerts achou mais uma fonte de notícias, sobre a operacionalização do cellpark em Curitiba. Me chamou a atenção que faz mais de dois anos e meio que a solução foi apresentada ao Município, que nunca mais deu qualquer retorno sobre o assunto, a despeito de inúmeras tentativas de contato e propostas enviadas. É interessante observar que o sistema é auto-sustentável, não haveria necessidade de qualquer investimento por parte da prefeitura ou URBS que teria, inclusive, um aumento considerável em sua receita pela economia, tecnologia e agilidade conferidas pelo CellPark. Estranho…

Fonte: Perkons

Jornal do Estado
20 de abril de 2004

    Um programa de computador que começa a ser testado nesta quinta-feira pode aposentar o bloco de papel no dia-a- dia dos agentes do EstaR, que disciplina o uso das vagas de estacionamento público em Curitiba. Seis agentes de trânsito deixarão de lado a prancheta e passarão a manusear computadores de mão (palmtops) para registrar os horários e as placas dos veículos, além de emitir multas.
    “O sistema vai agilizar o trabalho dos agentes que não precisarão mais preencher todos aqueles formulários e poderão monitorar os carros de maneira mais eficiente”, explica o diretor de trânsito da Urbs, Carlos Alexandre Negrini Bettis. A Diretran espera resolver ainda o problema da falsificação das papeletas do EstaR, que atinge cerca de 30% do total utilizado.
    O local escolhido para aplicação do projeto-piloto foi a região da Praça Osório, no Centro da cidade. “É um ponto que consegue reunir todos os tipos de problema e por isso ideal para o teste”, explica. Segundo ele, a implantação do programa em todas as 7.500 vagas do EstaR dependerá do sucesso do projeto-piloto, que deve durar de duas a quatro semanas. “É bom que se diga que é um sistema alternativo, não substitutivo”, esclarece o sócio da empresa que criou o programa, Paulino Rocha e Silva.
    O sistema foi desenvolvido pela iniciativa privada e oferecido sem nenhum custo à Prefeitura. Bettis conta que numa segunda fase do projeto, os motoristas poderão usar até o telefone celular para agilizar o uso do estacionamento. “O usuário compraria créditos pelo celular para estacionar e receberia mensagens avisando, por exemplo, que faltam cinco minutos para acabar o prazo”, explica. Mas por enquanto tudo está só no projeto. “O sistema manual é extremamente bom. É perfeito. Mas se der certo aqui vamos levá-lo para São Paulo e Rio de Janeiro”, conclui Silva.
    O Prefeitura de Curitiba já colocou na internet a cédula para os cidadãos enviarem sugestões e apontarem as prioridades para seus bairros, que gostariam de ver incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2005. Quem quiser participar pode entrar no site da Prefeitura www.curitiba.pr. gov.br e preencher os campos da cédula, com nome, endereço e telefone para contato.

 
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