da Folha Online
com Reuters, em Nova York

A Helio (www.helio.com), uma divisão da EarthLink e da SK Telecom, fechou acordo com o Google e a Samsung Eletronics para entregar um novo aparelho celular com ferramentas de localização, como serviços que orientam direções a motoristas e fornece a localização de amigos nas proximidades, por exemplo.

A operadora de celular Helio afirmou que seus clientes poderão encontrar sua localização e verificar as condições de tráfego em endereços específicos usando os mapas do Google e a tecnologia de posicionamento por satélite de celulares “Drift”, da Samsung.

O aparelho, vendido por US$ 255, também fornece aos usuários a opção de checar a localização de amigos que estiverem nas proximidades, ou fornecer ao celulares de amigos a sua própria localização.

As operadoras de celulares dos Estados Unidos, por lei, são obrigadas a vender aparelhos com uma tecnologia permitindo que funcionários públicos de segurança, como policiais, localizem chamadas em uma emergência.

Como seus maiores rivais, a Helio, focada em serviços para uma clientela jovem, está procurando formas de usar comercialmente suas ferramentas para ganhar novos clientes e alavancar as vendas de celulares, na medida em que o preço das ligações estão em queda.

A unidade Boost Mobile, da Sprint Nextel, outra concorrente de celulares focada em vendas para um público jovem, também planeja anunciar, semana que vem, detalhes de seu próprio serviço localizador.

O celular da Samsung é o terceiro modelo alinhado com a Helio, em seis meses. O chefe-executivo da Helio, Sky Dayton, afirmou que a empresa ficou satisfeita com os indicadores do serviço mas se recusou a fornecer números. “Ficamos encorajados com os resultados iniciais”, declarou.

A Dayton afirma que, a média de faturamento mensal da Helio, por cliente, gira em torno de US$ 100, e que o faturamento de serviços de dados, como envio de fotografia e de mensagens de texto, está bem acima de seus rivais, com US$ 25 (por cliente) mensais.

A Helio e seus rivais apostam em serviços de transferencia de dados para aumentar as vendas, em queda, dos celulares.

 
qrCode