fonte: Reuters

A Sun Microsystems anunciou hoje que tornará gratuitos softwares Java para a comunidade de software livre. A empresa informou que apesar de continuar vendendo e oferecendo suporte a versões padronizadas da linguagem de programação, tornou vários componentes do Java disponíveis para download gratuito e que vai oferecer o restante em 2007, para aproveitar a crescente demanda por software de código aberto.

A linguagem permite que os programadores criem um único conjunto de códigos para programas que podem funcionar em uma série de diferentes computadores e sistemas operacionais.

Isso torna possível para um programador Web desenvolver um único software que pode ser utilizado em computadores que executam sistemas operacionais Windows, Mac ou outros.

Além disso, a Sun tem uma versão do Java que funciona em dispositivos eletrônicos portáteis como celulares. Esse produto também está sendo disponibilizado gratuitamente.

Até agora, a Sun tinha tornado o Java disponível apenas para clientes pagantes que compram direitos de uso e também suporte técnico para a linguagem.

No ano passado, a Sun tornou seu sistema operacional Solaris disponível para a comunidade de software livre como uma alternativa ao Linux.

 
qrCode